Robert Downey Jr. X Homem de Ferro: quando a marca pessoal e o personagem se misturam
- Juliana Farias - Consultora de Personal Branding

- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2020
Após declarar sua aposentadoria quanto ao personagem Homem de Ferro, um dos mais queridos da Marvel, Robert Downey Jr. abriu a última conferência da Amazon, sobre tecnologia e inteligência artificial, e deixou seus fãs em alvoroço.
O ator anunciou durante a re:MARS, em Las Vegas, que iria investir em um projeto chamado Footprint Coalition para limpar o planeta, utilizando tecnologias avançadas.

Vai, planeta! Ops...homem de ferro!
A página do projeto, por enquanto é apenas uma landing page para que interessados mostrem sua vontade em apoiá-lo.
Que a estratégia de marketing utilizada para anunciar o projeto foi brilhante, não restam dúvidas. No entanto, está gerando comentários interessantes a respeito do ator e de seu personagem.
Será que a estratégia do ator não seria potencializar sua marca pessoal "Robert Downey Jr." através da marca "Tony Stark / Homem de ferro", de tamanho e reconhecido sucesso, principalmente, entre os fãs, e da qual, dificilmente, será dissociado?
Como o projeto pode impactar na marca pessoal do ator?
O interesse do Robert, com certeza, é genuíno, mas é necessário ter cautela. Mesmo com uma fortuna estimada pela Forbes em 81 milhões de dólares, lançar uma projeção de imagem similar a do personagem é muito ousado.
Não há problema nenhum nisso, entretanto, essa promessa terá que ser sustentada, ao longo do tempo, para que não haja nenhum abalo na sua reputação. A consistência é um dos aspectos mais importantes da autenticidade de marcas pessoais.
Sem uma possível expertise a respeito do tema, o ator disse que irá passar os próximos meses organizando como será o projeto e se cercará de pessoas inteligentes para isso. Um desafio e tanto, mas que irá valer a pena!
E você, o que achou da estratégia do Robert Downey Jr.?
Quer saber mais sobre o que é personal branding e como construir uma marca pessoal forte?
Leia o artigo que publiquei na Revista Gestão em Análise (ReGea) - Personal branding: antecedentes e consequentes da marca pessoal. Clica na foto!








Comentários