O estado de flow e marca pessoal
- Juliana Farias - Consultora de Personal Branding

 - 18 de jun.
 - 2 min de leitura
 
Segundo o conceito descrito pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o estado de flow, traduzindo estado de fluxo, é um estado mental em que uma pessoa está completamente imersa em uma atividade e experimenta uma sensação de energia, prazer e foco total, perdendo a percepção do ambiente ao redor e noção de tempo.
Durante este estágio, a pessoa tem um foco máximo no que está fazendo, pois seu interesse naquela atividade é total. Em tempos de redes sociais, AI, Streaming, está cada vez mais difícil conseguirmos uma concentração total no que estamos fazendo. Se de fato, conseguirmos através do autoconhecimento, entender o que nos leva a entrar nesse estágio e o que acontece ao fazermos determinada atividade, a mesma deve ser altamente considerada dentro do que gostamos de fazer.
Se analisarmos mais profundamente, o estado de flow pode ser conectado a nossa marca pessoal de algumas formas.

Podemos conectar o interesse direcionado na realização de uma determinada atividade a um macro objetivo que gostaríamos de atingir ou, até mesmo, ao nosso propósito. Uma ação que desempenhamos em estado de flow pode contribuir para o atingimento das nossas aspirações pessoais e profissionais.
Outro aspecto relevante a ser observado seria o foco. Precisamos compreender a necessidade de gastarmos energia no que realmente importa no momento em que estamos desenhando a nossa estratégia de marca pessoal. Assim, deixamos de considerar o que não vale a pena e não pode nos trazer nenhum tipo de emoção positiva atrelada, e o que faz sentido manter, pois tem um rico significado.
Há ainda a questão do aproveitamento da jornada de crescimento que o caminho nos proporciona. Enquanto estamos mapeando onde estamos e aonde queremos chegar com os nossos objetivos de marca, despertamos para vários aspectos que, às vezes, nem tínhamos nos dado conta que eram importantes. Por isso, a dedicação ao processo e a entrega é de suma importância para fazermos acontecer.
Quando menciono “fazer acontecer”, falo sobre atingir níveis maiores e melhores de produtividade. Sabendo onde queremos chegar e o que precisamos para atingir nossos objetivos.
O estado de flow nos permite entrar em um nível de concentração e dedicação muito maior, de forma a aprimorarmos cada vez mais as nossas entregas e a nossa performance. Aos poucos, vamos construindo o nosso legado para atrair o nosso público-alvo de forma genuína e autêntica.
Ajudar as pessoas a construírem sua estratégia de marca pessoal é uma das coisas que me fazem atingir o meu estado de flow.
E você? Já descobriu o que te leva a entrar em estado de flow? Quais são as atividades que te desafiam e que você faz bem e com amor?
Já conhece o meu curso 100% online?
Clique na foto para ver mais informações sobre o curso "Personal branding: primeiros passos para impulsionar a sua marca pessoal".
Faça sua marca pessoal acontecer!








Comentários