O que você faz para se manter atualizado?
- Juliana Farias - Consultora de Personal Branding

- 19 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2020
Essa é uma das perguntas que gosto de fazer quando estou fazendo entrevistas em processo seletivos.
Há quem pense que esta pergunta é inapropriada, pois muitas pessoas estão desempregadas e, por isso, não conseguem ter dinheiro para investir em desenvolvimento. Já vi relatos aqui no LinkedIn de pessoas reclamando muito desse tipo de pergunta, pois acham que ela se refere apenas a cursos lato e stricto sensu.
Eu entendo que a pessoa quando está desempregada se encontra em um momento de fragilidade maior, mas com todas as ferramentas disponíveis que há na internet é possível SIM se atualizar.
O que é Lifelong Learning?
Já é hora de ampliar a forma de vemos o conhecimento. O conceito de Lifelong Learning precisa fazer parte do nosso dia a dia e principalmente de quem trabalha a sua marca pessoal e está disposto a fazer a gestão da sua própria carreira.
O seu conhecimento não precisa ser limitado a um curso de graduação ou de pós-graduação. Existem muitas plataformas com cursos online de baixo custo, ou até mesmo de graça disponíveis a um clique.
Conheça algumas plataformas de treinamento interessantes:
Plataforma Descola - https://descola.org/
Plataforma da Coursera - https://www.coursera.org/
Plataforma do LinkedIn - https://www.linkedin.com/learning (o LinkedIn oferece cursos de graça, basta você acessar a plataforma com certa frequência)
Plataforma da FGV - https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1
Plataforma do SENAI - https://online.sp.senai.br/institucional/3722/3840/cursos-gratuitos
Outros recursos que podem ajudar na sua capacitação
O Google Acadêmico é uma fonte rica de artigos acadêmicos com uma vasta categoria de assuntos de diversas áreas (https://scholar.google.com.br).
Há ainda livros e produções científicas disponíveis em bibliotecas físicas ou virtuais que podem também ser acessados de maneira fácil através dos portais das universidades (por exemplo, a Biblioteca Digital da USP: https://bdpi.usp.br/).
Outro recurso que pode ser utilizado são os eventos de transmissão online, webinars ou palestras do TED (https://www.ted.com).
Um bate-papo com pessoas que tenham conhecimento na área também pode ajudar bastante.
A sua rede de contatos também é uma boa fonte de conhecimento, siga pessoas que produzem conteúdo que possa ser útil para sua atualização.
Então, dá próxima vez que estiver em uma entrevista, SURPREENDA o recrutador e mostre que mesmo fora do mercado, você está antenado com o que está acontecendo na sua área de atuação.
Procure, pesquise, descubra e aprenda sempre!

#Lifelonglearning #carreira #marcapessoal #personalbranding #LinkedIn #Conhecimento #aprendizado #recrutamentoeseleção
Já conhece a minha playlist no Spotify?
Relaxe e deixe os pensamentos fluirem! Eu tenho a playlist certa para te ajudar a se concentrar e a despertar a sua proatividade. Clica na foto para ouvi-la no Spotify!








Comentários